Juramento do Profissional da Contabilidade

O compromisso ético com a profissão contábil

O Juramento

"Juro no exercício da profissão de Contador/Técnico em Contabilidade me ater mais à consciência do que ao lucro, mais aos fins do que aos meios, mais ao ser do que ao ter, para dignificar o homem na sua expressão mais universal, acima das raças, crenças e ideologias, na comunhão do mesmo destino e da mesma realização, trabalhando pelo progresso econômico e social do país, com lealdade e honestidade".

Significado do Juramento

O juramento do profissional da contabilidade representa um compromisso ético e moral com os princípios fundamentais da profissão. Ele enfatiza valores como consciência, ética, dignidade humana e responsabilidade social acima de interesses meramente financeiros.

Este compromisso solene é realizado no momento da formatura e simboliza a entrada oficial na profissão contábil, reafirmando a importância da atuação ética e responsável no exercício profissional, contribuindo para o progresso econômico e social do país.

Valores Destacados

Consciência acima do lucro

A atuação profissional deve ser guiada pelo senso ético e responsável, não apenas por ganhos financeiros.

Ênfase nos fins e não nos meios

O profissional deve focar nos objetivos e resultados legítimos, utilizando sempre meios corretos e éticos.

Valorização do ser sobre o ter

Prevalência dos valores humanos e éticos sobre bens materiais e posses.

Universalidade e imparcialidade

Atuação sem distinções ou preconceitos, respeitando a dignidade humana acima de todas as diferenças.

Comprometa-se com a Ética Profissional

O CRCMA trabalha constantemente para valorizar e promover os princípios éticos da profissão contábil. Conheça nosso Código de Ética Profissional e participe das iniciativas de desenvolvimento profissional.