CRCMA promove palestra sobre saúde mental em alusão ao Janeiro Branco

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Em alusão à campanha Janeiro Branco, o Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA) realizou, nesta sexta-feira (23), a palestra “Como prevenir transtornos mentais e reconhecer os sinais?”, no auditório da UNDB, em São Luís.

A iniciativa teve como objetivo promover conscientização, diálogo e reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho e na vida cotidiana. O evento foi aberto a profissionais e estudantes da contabilidade, áreas afins e colaboradores do CRCMA.

A programação contou com a participação de duas especialistas na área da saúde mental. A terapeuta ocupacional Thaís Cavaignac, com atuação em reabilitação, neurociências e comportamento, abordou a importância da identificação precoce dos sinais de adoecimento mental, além de estratégias preventivas que podem ser aplicadas no dia a dia.

Já Kedma Piorski, especialista em Psicologia Organizacional e implementadora de Saúde Mental Corporativa, destacou os desafios relacionados à saúde emocional no contexto organizacional e a necessidade de ambientes de trabalho mais saudáveis, acolhedores e comprometidos com o bem-estar dos colaboradores.

O evento contou com a presença dos vice-presidentes do CRCMA Fernando José, Darliene Silva e Wellington Alves, reforçando o apoio institucional do Conselho a iniciativas voltadas à promoção da saúde, qualidade de vida e valorização dos profissionais da contabilidade.

Durante a palestra, foram discutidos temas como estresse, ansiedade, esgotamento emocional e a importância de buscar apoio profissional, reforçando a mensagem central da campanha Janeiro Branco: a saúde mental importa e deve ser cuidada ao longo de todo o ano.

A ação integra o calendário de atividades do CRCMA voltadas à valorização da qualidade de vida, responsabilidade social e promoção da saúde, reafirmando o compromisso da instituição com o desenvolvimento humano e profissional da classe contábil maranhense.

Por Rafaela S. Cardoso

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Compartilhe esta notícia:

Notícias relacionadas