A Secretaria de Tecnologia e Inovação do Tribunal de Contas do Estado (Setin) vai realizar, na próxima sexta-feira, 25, reunião técnica interinstitucional para avaliação do envio ao TCE das informações solicitadas pelo Sistema de Informações para o Controle (Sinc) relativas ao primeiro e segundo bimestres do ano em curso.
A reunião vai acontecer na Sala Retrátil da Escola Superior de Controle Externo do TCE (Escex), a partir das dez da amanhã, e foram convidados para participar dos trabalhos representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), das procuradorias municipais, dos controladorias internas municipais, das empresas de software de contabilidade pública, servidores responsáveis pelo envio das informações do SINC, além de advogados e contadores. Devem participar também da reunião auditores do TCE que trabalharam na concepção e operam o Sinc.
O Sinc é um sistema que tem por finalidade o recebimento de informações sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades públicas sujeitos à fiscalização do TCE. Para melhor análise das informações enviadas pelos gestores públicos, o sistema foi organizado em três módulos: Fiscal (SINC-Fiscal), Módulo Folha de Pagamentos (SINC-Folha) e o Módulo Contratações Públicas (SINC-Contrata).
A Setin pretende, com a reunião técnica, obter informações diversificadas, em função das diferentes áreas de formação e dos objetivos dos usuários do sistema, para aprimorar as funcionalidades hoje existentes de forma a contribuir para maior agilidade e cumprimento integral das normas vinculadas às informações solicitadas para fins de controle externo.
Os participantes farão ainda um diagnóstico da situação das remessas relativas aos sistemas Sinc-Fiscal e Sinc-Folha no primeiro e segundo bimestres do ano corrente, com base nos murais e rankings de cumprimento, identificando dificuldades recorrentes, oportunidades de melhoria e propostas viáveis a partir da escuta técnica dos principais atores envolvidos. “As funcionalidades do Sinc são essenciais quando falamos em alcançar maior efetividade nas ações de controle externo. Com esta reunião, pretendemos ouvir profissionais qualificados, que utilizam com frequência o sistema e que podem trazer contribuições significativas ao seu aprimoramento. Trata-se de buscarmos soluções que contribuam para que o TCE seja ainda mais competente no cumprimento de sua missão”, afirma o secretário de tecnologia e inovação do TCE, auditor Giordano Mochel.
A Setin informa que a reunião técnica poderá ser acompanhada no link a seguir: https://youtube.com/live/YucSpN9xpW8?feature=share
Fonte: TCE/MA