Ministério do Empreendedorismo incentiva empreendedorismo regional com ‘Empreenda Sim’

quarta-feira, 08 de outubro de 2025

Evento, realizado em Santos (SP), trouxe histórias de superação de palestrantes nacionais para inspirar pequenos negócios

Freepik

Histórias reais de superação para que pequenos empreendedores se inspirem e transformem ideias em negócios de impacto. Assim foi o ‘Empreenda Sim’, evento realizado nesta sexta-feira (3), no Parque Valongo, em Santos (SP), reunindo palestrantes nacionais, que já estiveram à frente das maiores empresas do Brasil e compartilharam experiências reais, estratégias e seus aprendizados.

O evento, patrocinado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), para estimular o empreendedorismo regional, reuniu empreendedores e empreendedoras de pequeno e médio porte, MEIs, autônomos e profissionais liberais, estudantes e futuros empreendedores. Eles puderam participar de workshops, consultorias e painéis com especialistas, rodadas de negócios, debates com representantes de entidades que apoiam o empreendedorismo, além de contar com networking qualificado e estandes de empresas para divulgação de produtos e serviços. Todos receberam certificados digitais de participação.

Na ocasião, foram apresentandos projetos que vêm sendo realizados pelo Governo Federal, como o Contrata+Brasil, MEI Conta com a Gente e ProCred 360.

Uma iniciativa com grande potencial econômico porque amplia o acesso de pequenos negócios ao mercado de contratações públicas, o Contrata+Brasil busca promover a inclusão produtiva, gerando mais empregos e renda nas cidades brasileiras e melhorando a oferta de serviços à população. É uma plataforma digital e gratuita que simplifica o acesso de fornecedores às contratações públicas municipais, estaduais e federais, para manutenção e pequenos reparos, com limite de custo de R$ 12.545,11.

O MEI Conta com a Gente conecta MEIs e empreendedores que querem se formalizar com contadores parceiros cadastrados, da mesma região, por meio de uma plataforma digital gratuita, criada a partir de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON).

Já o ProCred 360, linha de financiamento voltada para pequenos negócios, é direcionado a empresas com faturamento anual de até R$360 mil e oferece taxas de juros até 50% menores que as praticadas pelo mercado tradicional. Incluído no programa Acredita, o Procred está disponível no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e no Bradesco.

Realizado pela Wordcom, o evento contou com diversos representantes do empreendedorismo da região.

Fonte: Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Compartilhe esta notícia:

Notícias relacionadas