Ministério do Empreendedorismo e CFA lançam Pesquisa Nacional para fortalecer a gestão dos pequenos negócios

quinta-feira, 04 de setembro de 2025

O levantamento tem como objetivo compreender de forma aprofundada as práticas de gestão utilizadas pelas micro e pequenas empresas (MPEs)

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), em cooperação com o Conselho Federal de Administração (CFA), deu início a uma pesquisa nacional voltada aos micro e pequenos empresários brasileiros. A iniciativa nasceu a partir do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições e foi apresentada no dia 20 de agosto, durante o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, realizado no Sebrae-ES, em Vitória.

O levantamento tem como objetivo compreender de forma aprofundada as práticas de gestão utilizadas pelas micro e pequenas empresas (MPEs), além de mapear os principais desafios enfrentados pelos empreendedores na condução de seus negócios.

De acordo com o MEMP, os dados coletados irão orientar políticas públicas e programas específicos, ampliando o acesso a capacitações, mentorias e novas ferramentas de gestão. “Queremos oferecer soluções práticas para que os empreendedores tenham mais suporte, competitividade e oportunidades, reforçando o papel dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico do País”, afirmou o secretário Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal.

O CFA, por sua vez, atuará de forma estratégica na análise e utilização dos resultados, contribuindo para a formação e qualificação de profissionais de Administração que estarão preparados para atender às demandas específicas das MPEs.

A pesquisa está aberta a todos os microempresários e empresários de pequenas empresas e pode ser respondida pelo link: https://forms.gle/rUVUzDMbDscEiVb89.

A expectativa é que o estudo se torne uma referência nacional, consolidando uma base sólida para a formulação de políticas públicas e iniciativas que estimulem um ambiente de negócios mais inovador, sustentável e inclusivo para quem empreende no Brasil.

Fonte: Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Compartilhe esta notícia:

Notícias relacionadas