- INSTITUCIONAL
- GOVERNANÇA
- COMISSÕES
- SERVIÇOS
- CÂMARAS
- CURSOS & EVENTOS
- PUBLICAÇÕES
- COMUNICAÇÃO
- CONTATOS
Usuários do fórum do Portal Contábeis estão se deparando há dias com o erro; veja alternativas para solucionar o problema.
Desde terça-feira (22), usuários do fórum do Portal Contábeis começaram a relatar erros ao tentar fechar a folha de pagamento no eSocial.
De acordo com relatos dos usuários, ao finalizar o procedimento, surge o erro: “Resultado do processamento: 301 – Código do erro: 301.2.
A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha não identificada que pode ou não ser temporária. Favor tentar novamente mais tarde. Caso o erro permaneça por um período superior a 6 (seis) horas, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço https://www.gov.br/esocial/ptbr/canais_atendimento. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha o formulário sobre erro 301 informando o código HASH do retorno e o identificador do evento para rastreamento.”
Diversos usuários tentaram contato com o eSocial pelos canais informados, mas não tiveram sucesso, além de tentarem novamente o envio da folha após passadas as horas solicitadas pelo sistema, o que também não deu certo.
O auxiliar de contabilidade Osmair Selenko também se deparou com o mesmo erro, mas conseguiu reverter a situação e compartilhou sua solução com os colegas do fórum nesta quinta-feira (25) pela manhã:
“Assim, se enviar direto do site do e-Social pedindo pra encerrar uma folha em aberto de determinado período dá erro, a folha continua em aberto e não envia pro e-CAC.
Mas se enviarem de um sistema de Folha de Pagamento externa o fechamento (S-1299) de um período, sobe normalmente para o e-CAC e lá vocês conseguem transmitir para a DCTFWeb.
Fiz ontem para 3 empresas (duas pelo sistema de folha, foi tudo ok, e uma direto no site do E-social, e essa não foi)
Fica a dica
Att. Osmair”
Enquanto o eSocial não retorna os usuários sobre como lidar com este problema, aqueles que se depararem com a mesma situação podem tentar a solução do Osmair.
O que o eSocial diz sobre o erro 301
O erro 301 não é um desconhecido da plataforma do eSocial, tanto que existe um guia sobre o tema no gov.br.
Segundo o informativo, o código de erro 301 é utilizado pelo eSocial para tratar situações não esperadas pelo Sistema. São duas situações que geram erros 301:
Falha temporária: normalmente, é causado por indisponibilidades momentâneas de infraestrutura ou nas integrações do eSocial: para processar determinados eventos, o eSocial acessa e recupera dados de outros sistemas, como o cadastro do CPF/CNPJ, procuração eletrônica e outros, que podem estar temporariamente indisponíveis. O Manual de Orientação do Desenvolvedor no Portal do eSocial traz mais informações sobre as integrações. O que fazer? Neste caso, uma nova tentativa de transmissão deve ser suficiente para processar o documento com sucesso.
Falha não catalogada: são erros incomuns para os quais não foram criadas mensagens orientativas para o usuário ou um erro do sistema que precisa de correção (bug). O que fazer? Neste caso, será necessária atuação da equipe técnica para dar solução ao problema, que pode se dar de duas maneiras: 1) Correção do erro técnico do sistema; 2) Criação de uma nova mensagem de orientação de como o usuário deve proceder para resolver o impedimento.
Informações Técnicas
O erro 301 é formado por:
Código do erro: código gerado pelo sistema que indica tratar-se de uma situação não esperada.
Hash: sequência de letras e números identificador do erro
Identificador: identificador de cada ocorrência do erro.
Mensagem orientativa: mensagem que orienta o usuário sobre o procedimento para abertura de acionamento (relato do erro para atuação da equipe técnica).
Caso a empresa receba mais de um erro 301 em suas transmissões com o mesmo Hash gerado pelo eSocial na resposta, significa que se trata de um único motivo de erro (mesmo erro ocorrendo mais de uma vez).
Exemplo:
Uma empresa transmite mil remunerações, todas rejeitadas com erro 301.
A empresa deve verificar o Hash dos mil erros 301. Caso seja o mesmo, significa que se trata de um único problema no eSocial. Sugerimos ser tratado conforme orientações acima, ou seja:
Alteração da estrutura da mensagem de retorno
Para melhor visualização da mensagem do erro 301 e para que o Hash seja destacado, sua estrutura será alterada conforme abaixo:
De:
A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Código do erro: 301.3. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço . Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o identificador 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963$$22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19 em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.
Para:
Código do erro: 301.3. Hash: 2ACA3D42F909CB4081AB4896F57FBFF3FE80B963. Identificador: 22124aba-d792-492e-af08-709e1a82ae19. A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha temporária no ambiente ou não catalogada. Favor tentar novamente mais tarde. Caso o erro permaneça, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço . Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha os outros campos e informe o hash e o identificador em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro. Obrigado.
Fonte: Portal Contábeis
ONDE ESTAMOS
Rua Leblon, Lote 10, Quadra C – Parque Atlântico, São Luís (MA)
atendimento@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Pernambuco, 915, Sala 1006, 10° andar – Imperatriz (MA)
crcimperatriz@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h
Telefone geral de atendimento:
(98) 3013-7900