- INSTITUCIONAL
- GOVERNANÇA
- COMISSÕES
- SERVIÇOS
- CÂMARAS
- CURSOS & EVENTOS
- PUBLICAÇÕES
- COMUNICAÇÃO
- CONTATOS
O projeto sessão pipoca iniciou no mês de maio de 2021 com o objetivo de inspirar as contadoras maranhense, através do entretenimento cinematográfico. Neste projeto podemos conhecer algumas histórias reais de mulheres que lutaram por seu espaço na vida pessoal e profissional. A Comissão da Mulher Contabilista do Estado do Maranhão agradece o acolhimento das contadoras neste projeto, e temos a convicção de que cada filme indicado neste ano contribuiu na sua jornada.
Encerramos o ano de 2021 com uma minissérie com 4 episódios baseada em fatos reais, que conta a história de Madam C.J. Walker ou Sarah Breedlove, uma mulher negra, que superou a pobreza construindo um império de produtos de beleza, tornando-se a primeira mulher milionária dos E.U.A.
Resumo:
A Sarah trabalhou como lavadeira grande parte de sua vida, ganhando muito pouco pelo trabalho árduo e diário que fazia, em um casamento infeliz e violento, e sem tempo para cuidar de seu cabelo, que estava caindo. Addie, então, bate em sua porta na esperança de vender um produto capilar e a ajuda. Alguns anos depois, Sarah tem um novo marido, C.J. Walker (Blair Underwood), seu cabelo está novamente saudável e acredita ter uma amizade verdadeira com Addie. Esta expectativa de amizade, contudo, é frustrada quando Sarah pede um emprego como vendedora e Addie recusa, a ofendendo e dizendo que Sarah não possui a “aparência certa”.
Determinada a seguir seus instintos e fazer aquilo que acredita ter um futuro promissor, Sarah conta com a ajuda de seu marido e filha, Lelia (Tiffany Haddish), para criar e expandir sua própria linha de produtos para cabelo, deu a volta por cima e se tornou uma grande empreendedora, filantropa e ativista política e social.
A minissérie aborda a diferença entre homens e mulheres, que ainda vivenciamos nos dias de hoje, as dificuldades de Madam Walker como mulher negra tentando criar uma empresa nos anos 1900, ainda, e infelizmente, estão muito presentes nos dias de hoje. Mesmo assim, contra todos os obstáculos, inclusive seu próprio marido, que não suportava a ideia de que a esposa se dedicasse mais ao trabalho do que a ele e sua casa, Madam Walker conseguiu fazer seus sonhos se tornarem realidade, tornando-se, ela própria, um símbolo e inspiração para muitas outras mulheres.
Outras questões extremamente relevantes: como a padronização da beleza feminina, a dedicação da mulher à vida profissional, homossexualidade e racismo, a falta dos estudos e as dificuldades de ser uma empresária na época, além de tratar da diversidade com a figura da sua filha, dos preconceitos de uma mulher à frente dos negócios, das traições matrimoniais, o complexo de inferioridade masculino que provoca o questionamento da figura da própria Madam C.J. Walker sendo a responsável do seu próprio negócio.
Construir e consolidar um império considerado dos mais promissores na história do capitalismo, além é claro, da demonstração da capacidade da mulher em ser mais eficiente dos que os homens que representavam os impérios econômicos da época. O filme retrata os assuntos atuais que ainda vivenciamos hoje no empreendedorismo, o investimento inicial, a fidelização dos clientes e a influência da concorrência.
Texto: Lailde Silva – Contadora
ONDE ESTAMOS
Rua Leblon, Lote 10, Quadra C – Parque Atlântico, São Luís (MA)
atendimento@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Pernambuco, 915, Sala 1006, 10° andar – Imperatriz (MA)
crcimperatriz@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h
Telefone geral de atendimento:
(98) 3013-7900