- INSTITUCIONAL
- GOVERNANÇA
- COMISSÕES
- SERVIÇOS
- CÂMARAS
- CURSOS & EVENTOS
- PUBLICAÇÕES
- COMUNICAÇÃO
- CONTATOS
Contas de brasileiros no Portal e-CAC, da Receita Federal, sofrem de supostos acessos não-autorizados desde a última sexta-feira (19). Por meio de relatos diversos coletados pelo site TecMundo, a maior parte dos protocolos de rede (IP) registrados nos acessos é proveniente dos Estados Unidos.
O problema chega em meio à liberação da primeira restituição do Imposto de Renda, que também já sofre com relatos de dificuldades técnicas na consulta online sobre valores a receber. O e-CAC é ponto de contato digital da Receita Federal com a população brasileira.
Ainda não é possível quantificar quantas contas sofreram os supostos acessos não-autorizados. Todos os relatos indicam o mesmo modus operandi: mesmo com troca de senha, segundo fator de autenticação ativado e boas práticas seguidas, diariamente o sistema da Receita Federal envia alertas de novos dispositivos registrados para os cidadãos — dispositivos, estes, de terceiros.
e-CAC guarda dados sensíveis
O acesso não-autorizado em contas é perigoso: por baixo, ele oferece informações cruciais da vida digital de seu usuário oficial. No e-CAC, por exemplo, é possível acessar nome completo, endereço de email, número telefônico, endereço residencial, foto, CPF, RG, CNH, CDI e certidões.
Com essas informações completas em mãos, cibercriminosos podem desenvolver golpes que vão do phishing direcionado (mensagens falsas cunhadas especificamente para um alvo) até a abertura de contas. A alteração dos dados no governo também é uma possibilidade, uma vez dentro do sistema.
O TecMundo entrou em contato com a assessoria de imprensa da Receita Federal e aguarda um posicionamento sobre o caso.
Fonte: TecMundo
ONDE ESTAMOS
Rua Leblon, Lote 10, Quadra C – Parque Atlântico, São Luís (MA)
atendimento@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Pernambuco, 915, Sala 1006, 10° andar – Imperatriz (MA)
crcimperatriz@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h
Telefone geral de atendimento:
(98) 3013-7900