- INSTITUCIONAL
- GOVERNANÇA
- COMISSÕES
- SERVIÇOS
- CÂMARAS
- CURSOS & EVENTOS
- PUBLICAÇÕES
- COMUNICAÇÃO
- CONTATOS
Uma das novas funcionalidades prometidas para o Pix, o novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, vai ser ficar para 2021. O BC anunciou o adiamento para março o inicio do PIX Cobranças para pagamentos com vencimentos, ferramenta que permitirá lojistas, prestadores de serviços e outros empreendedores emitir um QR Code com vencimento futuro.
A Instrução Normativa foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União. Ela alterou o regulamento anterior que fixava a data de 4 de janeiro como prazo para a implementação da nova funcionalidade.
Com a prorrogação do prazo, de acordo com a nova instrução normativa, os participantes do PIX enquadrados na modalidade provedor de conta transacional devem estar aptos para oferecer aos usuários finais, após 15 de março, a leitura de QR Code, ou o tratamento de PIX Copia e Cola, associado a um PIX Cobrança, para pagamentos com vencimento.
Quando anunciou o PIX Cobrança em outubro, o BC explicou que o QR Code com vencimento futuro funcionará como um boleto. Nessa emissão, o comerciante poderá incluir juros, multas e descontos, além do valor.
ONDE ESTAMOS
Rua Leblon, Lote 10, Quadra C – Parque Atlântico, São Luís (MA)
atendimento@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Pernambuco, 915, Sala 1006, 10° andar – Imperatriz (MA)
crcimperatriz@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h
Telefone geral de atendimento:
(98) 3013-7900