- INSTITUCIONAL
- GOVERNANÇA
- COMISSÕES
- SERVIÇOS
- CÂMARAS
- CURSOS & EVENTOS
- PUBLICAÇÕES
- COMUNICAÇÃO
- CONTATOS
Primeira prova da FGV surpreende candidatos pela facilidade após contraste com provas anteriores aplicadas por outra banca.
No último domingo (30) candidatos participaram do Exame de Suficiência, realizado pela primeira vez pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
A mudança de banca examinadora, antes sob a responsabilidade de outra banca, trouxe surpresas e novas perspectivas aos participantes.
A prova, que anteriormente apresentava um índice de aprovação de apenas 13%, foi considerada por muitos como a mais acessível dos últimos anos.
A candidata Alice Nogueira, do Maranhão, relatou nas redes sociais que conseguiu a aprovação pela FGV após diversas tentativas pela Consulplan. “É minha 3ª tentativa. Agora acredito que consegui passar.”
Quem participou do exame pela primeira vez também sentiu facilidade, como a estudante de Ciências Contábeis, Patrícia Adriana Ozório Santos, do Mato Grosso.
“Foi a minha primeira vez participando do exame. Estou no último ano e consegui 21 pontos, mesmo sem levar calculadora. Quis fazer agora para entender como a prova era elaborada e achei fácil, embora não tenha atingido a pontuação necessária”.
Por outro lado, um profissional da área contábil, que preferiu não se identificar, relatou que já é formado há alguns anos e realizou a prova por curiosidade para testar o desempenho.
“Sem estudar, consegui fazer a prova em aproximadamente 2 horas e meia e obtive mais acertos do que quando fui aprovado anteriormente”, afirma.
No entanto, o profissional acredita que é importante manter a prova mais rigorosa. “A prova da outra banca era um ‘bicho de sete cabeças’, mas essa da FGV foi muito mais tranquila. Acho importante que a prova seja desafiadora para garantir a qualidade dos profissionais.”
Exame de Suficiência
O Exame de Suficiência é obrigatório para a obtenção do registro profissional de contador. Nesta primeira edição de 2024, mais de 47 mil pessoas em todo o Brasil se inscreveram para realizar a prova, mas apenas 38.117 compareceram à prova, com índice de abstenção de 19%.
O nível de abstenção foi similar ao da primeira edição de 2023, que teve 48.994 inscritos e apenas 38.855 presentes, totalizando 20,69% de ausentes.
Vale reforçar que a avaliação foi aplicada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com exceção do Rio Grande do Sul, onde o certame está suspenso em função das fortes chuvas que atingiram a região.
ONDE ESTAMOS
Rua Leblon, Lote 10, Quadra C – Parque Atlântico, São Luís (MA)
atendimento@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Pernambuco, 915, Sala 1006, 10° andar – Imperatriz (MA)
crcimperatriz@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h
Telefone geral de atendimento:
(98) 3013-7900