A Comissão CRCMA Jovem é regida pela Portaria CRCMA Nº 157, de 19 de setembro de 2022, e tem como o objetivo de desenvolver projetos de orientação, desenvolvimento profissional e de inserção, dos jovens profissionais, nos campos de atuação do profissional da contabilidade, além de promover a integração nas atividades do CRCMA.
O Conselho Federal de Contabilidade, considerando a importância da participação dos estudantes de Contabilidade e dos jovens profissionais no fortalecimento e desenvolvimento da classe contábil e da sociedade, instituiu a Comissão de Jovens Lideranças Contábeis, a qual coordenará projeto CFC/CRCMA JOVEM, que visa promover e incentivar a formação de lideranças comprometidas com a valorização profissional.
Acredita-se que, a integração dos estudantes e dos profissionais recém-ingressados no Sistema CFC/CRCMA, focado na cultura empreendedora e de responsabilidade social promove diretamente o crescimento da classe contábil, contribuindo para a posição de uma Imagem de Proteção da Sociedade. O Projeto está inserido nas ações da vice-presidência de Desenvolvimento Profissional.
Objetivo Estratégico
Despertar e fortalecer jovens lideranças na profissão contábil, desenvolver ações empreendedoras e promover a participação social.
Objetivos do Projeto
- Despertar nos alunos de ensino médio (escolar) do Estado do Maranhão, o interesse para o curso de Ciências Contábeis, demonstrando o valor da profissão contábil;
- Integrar os estudantes de Ciências Contábeis do Estado do Maranhão, ao Sistema CFC/CRCs através da sua participação nas atividades e ações do Sistema Contábil Brasileiro;
- Apoiar o Movimento dos Estudantes de Ciências Contábeis (MECIC), em âmbito estadual, incentivando a participação dos estudantes;
- Conscientizar o bacharel em Ciências Contábeis da importância do registro profissional;
- Disseminar entre os jovens profissionais a importância e a força política e social da classe contábil no Maranhão e no Brasil;
- Despertar a sociedade paraibana e brasileira para a importância do profissional da contabilidade no cenário nacional;
- Promover projetos de capacitação para as oportunidades, diante das diversas áreas de atuação da profissão;
- Promover e apoiar eventos e ações dos estudantes e dos jovens profissionais;
- Atuar em parceria com o Programa do Voluntariado da Classe Contábil do Maranhão;
- Proporcionar que as ações desenvolvidas pela comissão resultem na formação de lideranças e de empreendedorismo na classe contábil.
A comissão é composta por profissionais de contabilidade objetivando agregar e incentivar a participação do jovem contabilista maranhense no cenário social, empreendedor, político e nos sistemas CFC/CRC.
Mensalmente as reuniões acontecem para acompanhar metas planejadas e definir novas ações que convergem com o objeto do projeto CRCMA Jovem.
Podem participar da comissão todos contadores interessadas em contribuir com a equipe. Faça parte você também!
Para o biênio 2024/2025, os membros da Comissão foram designados pela PORTARIA Nº 007, de 10 de janeiro de 2024.
Composição CRCMA:
Coordenador: Cont. Paulo Adriano Moreira Campos Sub-coordenador: Cont. José Augusto dos Santos Pereira
Membros:
- Anderson Cardoso
- Diogo Ramon Paiva Gomes
- Edson Barbosa Lima Júnior
- Ihlderlany Reis Sousa
- Lucas Iuri Pereira da Silva
- Luciene Costa
- Nayla Vitória dos Santos
- Rafaela Pinto Silva
- Taliane Reis Botão Muniz
- Yara Silva
- Alan Santana
- Alércio Ferreira
Estamos diante de um cenário em que, de um lado, apresenta uma nuvem de incertezas oriundas de uma crise instalada e de outro, ainda que não exaltado, um horizonte promissor, pelo tamanho da riqueza do nosso País e das oportunidades que devem surgir nesse contexto.
A Contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo e, ao longo de sua história, construiu um alicerce importante para as tomadas de decisões, sobretudo, para o controle, o registro e a transparência, por meio de suas informações. Assim, o profissional da contabilidade assume hoje o papel de transformador e protetor da sociedade.
A profissão contábil congrega mais de 530 mil profissionais em todo o País e, em sua academia, tem, ao mesmo tempo, 440 mil estudantes de Ciências Contábeis sendo preparados para o mercado de trabalho.
O Conselho Federal de Contabilidade, considerando a importância da participação dos estudantes de Contabilidade e dos jovens profissionais no fortalecimento e desenvolvimento da classe contábil e da sociedade, instituiu a Comissão de Jovens Lideranças Contábeis, a qual coordena o projeto CFC Jovem, que visa promover e incentivar a formação de lideranças comprometidas com a valorização profissional.
Acredita-se que a integração dos estudantes e dos profissionais recém-ingressos no mercado de trabalho ao Sistema CFC/CRCs, focado na cultura empreendedora e de responsabilidade social, promove diretamente o crescimento da classe contábil, contribuindo para a construção de uma imagem de proteção da sociedade.