

- INSTITUCIONAL
- GOVERNANÇA
- COMISSÕES
- SERVIÇOS
- CÂMARAS
- CURSOS & EVENTOS
- PUBLICAÇÕES
- COMUNICAÇÃO
- CONTATOS
A Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (SEFAZ-MA), por meio da Unidade de Planejamento e Controle da Ação Fiscal (UPCAF), prorrogou por mais 30 dias o prazo para que as empresas realizem a regularização de divergências nos saldos credores informados na Escrituração Fiscal Digital (EFD), especificamente no Registro de Apuração do ICMS – Operações Próprias (Reg. E110/EFD).
Inicialmente, o prazo para a regularização encerraria em 10 de abril. Com a prorrogação, os contribuintes têm até o dia 10 de maio de 2025 para realizar os ajustes necessários, evitando penalidades fiscais.
De acordo com a legislação estadual (Lei nº 7.799/2022), a apropriação de saldo credor em valor superior ao permitido pode acarretar lançamento do ICMS indevidamente compensado, além da aplicação de multa de 80% sobre o valor do imposto, conforme prevê o Art. 80, inciso V, alínea “b” do Código Tributário Estadual.
O saldo credor é apurado a partir do confronto entre débitos e créditos de ICMS em determinado período. Quando os créditos superam os débitos, o valor excedente pode ser transferido para o mês seguinte. Contudo, é fundamental que esse processo siga os critérios legais, evitando inconsistências.
Empresas que identificarem apropriações indevidas ou omissões de valores, bem como simulações de saldo credor, devem proceder com a retificação da EFD. A retificação pode ser feita até o último dia do terceiro mês subsequente ao encerramento do mês de apuração, sem necessidade de autorização da administração tributária. Após esse prazo, será necessário solicitar autorização prévia via o sistema SEFAZnet (Módulo EFD > Consulta/Liberação de Autorizações de EFD Substitutivas).
A consulta das informações pode ser feita pelo sistema SEFAZnet, acessando o caminho:
Módulo EFD > Autorregularização Malhas EFD > Consulta de Saldo Credor > Aba de Malha de Saldo Credor de Operações Próprias.
Dúvidas e questionamentos podem ser esclarecidos junto ao Plantão Fiscal da unidade de fiscalização correspondente ao domicílio tributário da empresa. Confira os contatos disponíveis:
O auditor fiscal Luciano Dutra, da UPCAF, destacou a relevância da prorrogação como uma oportunidade para que os contribuintes realizem a autorregularização e evitem penalidades mais severas. “Esse é o momento ideal para corrigir as informações, antes do início de procedimentos fiscais que poderão resultar em autuações”, alertou.
Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão
ONDE ESTAMOS
Rua Leblon, Lote 10, Quadra C – Parque Atlântico, São Luís (MA)
atendimento@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Pernambuco, 915, Sala 1006, 10° andar – Imperatriz (MA)
crcimperatriz@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h
Telefone geral de atendimento:
(98) 3013-7900