- INSTITUCIONAL
- GOVERNANÇA
- COMISSÕES
- SERVIÇOS
- CÂMARAS
- CURSOS & EVENTOS
- PUBLICAÇÕES
- COMUNICAÇÃO
- CONTATOS
O Banco Central (BC) está desenvolvendo um projeto piloto do real digital que envolve a tokenização de três tipos de ativos: a moeda brasileira (real), os depósitos bancários e os títulos públicos federais.
De acordo com o chefe do departamento de operações bancárias e de sistema de pagamentos do BC, Rogério Lucca, a ideia é testar a nova infraestrutura e a capacidade da tecnologia de resolver o “trilema” entre programabilidade, descentralização e privacidade das transações dentro de um ambiente de blockchain.
No piloto, a moeda será limitada em um primeiro momento, com a possibilidade de expansão no futuro. Os depósitos bancários à vista também serão permitidos para incorporar a capacidade de transação de varejo de clientes finais.
Para testar transações DvP (entrega versus pagamento), o ativo a ser transacionado será o título público federal, com o aval do Tesouro Nacional.
O coordenador da iniciativa do real digital, Fabio Araujo, afirmou que o projeto piloto terá representação de todas as instituições que estão atuando no sistema financeiro atualmente, incluindo bancos, cooperativas e instituições de pagamento.
O calendário do BC prevê a incorporação de participantes do sistema financeiro no piloto do real digital a partir de maio, com a tokenização do real digital em dezembro e dos títulos públicos em fevereiro de 2024.
A avaliação desta etapa está prevista para março de 2024. De acordo com Lucca, a reserva bancária tokenizada seguirá as mesmas regras da reserva não tokenizada, incluindo todas as regras de proteção de dados, KYC e prevenção à lavagem de dinheiro.
Com informações Valor Econômico
Fonte: Portal Contábeis
ONDE ESTAMOS
Rua Leblon, Lote 10, Quadra C – Parque Atlântico, São Luís (MA)
atendimento@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Pernambuco, 915, Sala 1006, 10° andar – Imperatriz (MA)
crcimperatriz@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h
Telefone geral de atendimento:
(98) 3013-7900