- INSTITUCIONAL
- GOVERNANÇA
- COMISSÕES
- SERVIÇOS
- CÂMARAS
- CURSOS & EVENTOS
- PUBLICAÇÕES
- COMUNICAÇÃO
- CONTATOS
O ano de 2021 para a Comissão da Mulher do CRCMA esteve repleto de ações que visavam envolver as contadoras maranhenses e através deste objetivo de obter o desempenho das mulheres foi que nasceu o Projeto Inspire-se. Através dele podemos participar como leitor da trajetória, conquistas e aprendizado de mulheres que se destacam na contabilidade.
Encerrado a seara de entrevistas deste ano de 2021, a Comissão da Mulher teve a honra de bater um papo com a ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão a contadora Eulália.
Como foi a escolha da contabilidade como profissão?
O meu primeiro emprego foi no SENAC. E tinha a vontade em me formar, e escolhi a contabilidade. Iniciei os estudos ensino básico com técnico em contabilidade, custeado pela Fecomércio. Contudo, a diretora do Sesc no ano de 1975 se acidentou e precisou que eu assumisse a função. Então assumi como diretora administrativa e financeira. Posteriormente no decorrer do exercício da função, ingressei o curso de Ciências Contábeis. Entre 1998 a 2001 atuei como presidente do Conselho Regional de Contabilidade. Atualmente estou como Conselho Superior da Associação Comercial.
A contabilidade no Brasil por muitos anos foi uma profissão exercida, predominante por homens. Durante sua jornada profissional você encontrou alguma resistência por ser mulher?
A mulher contadora ou não contadora, se ela trabalhar bem se vestir bem e fazer o seu trabalho ela tem o seu espaço garantido. Uma mulher vestida com princípios morais e éticos no trabalho, define-se de bem emponderada, é bem vista e valorizada e assim conquista seu espaço. Eu como mulher, sempre me coloquei para ajudar outras mulheres no exercício da profissão.
Estamos na era da tecnologia e por conta dos avanços dos últimos tempos muitos falam do fim da contabilidade. O que você pensa a respeito?
A tecnologia se não usada adequadamente pode trazer problemas. Mas se bem utilizada é uma boa ferramenta para o contador trabalhar. O contador é a memória da empresa e de todos os processos que a envolve. É necessário o contador participar atuando desde da elaboração do projeto e acompanhar até o fim do processo.
Quais sugestões de ações ou conteúdos que o CRC Mulher poderia colocar em prática?
Trabalhar com parcerias, chamar parceiros que queiram abraçar as causas, junto com os conselhos, outros órgãos e entidades. Isso ajuda a fortalecer os trabalhos mútuos e a causa da mulher na profissão contábil.
Fazer Fóruns, utilizar ferramentas para promover eventos virtuais, on-line.
Mulher tem que ter otimismo, se valorizar e que tenha muita coragem. Sempre se atualizar, aperfeiçoar as técnicas e continuar sempre os estudos.
Como conciliar uma vida profissional com a pessoal?
Sempre muito corrida. Responsabilidades grandes. Uma rotina super dinâmica e o dia todo ativa. É possível conciliar e planejar o trabalho do dia a dia. Não podemos nos acomodar.
Comissão da Mulher Contabilista CRCMA
Feliz Ano Novo
ONDE ESTAMOS
Rua Leblon, Lote 10, Quadra C – Parque Atlântico, São Luís (MA)
atendimento@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Pernambuco, 915, Sala 1006, 10° andar – Imperatriz (MA)
crcimperatriz@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h
Telefone geral de atendimento:
(98) 3013-7900