- INSTITUCIONAL
- GOVERNANÇA
- COMISSÕES
- SERVIÇOS
- CÂMARAS
- CURSOS & EVENTOS
- PUBLICAÇÕES
- COMUNICAÇÃO
- CONTATOS
O Conselho Federal de Contabilidade está atento às necessidades das classes contábil, estudantis e de toda a sociedade. Mediante programas e projetos, coloca em prática ações voltadas para desenvolvimento de todos. E sob esse olhar atento à evolução da sociedade nasceu o Projeto Mulher Contabilista.
“A comissão surgiu em 1990, com a finalidade de motivar, capacitar e encorajar mais mulheres a enfrentar desafios nas suas carreiras pessoais e em seus empreendimentos na área contábil, além de assumir cargos nas entidades representativas na classe contábil”. Palavras essas por meio das quais Nilva Amália Pasetto, presidente da Comissão Nacional da Mulher Contabilista, contadora e conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), brilhantemente enfatiza o objetivo do Projeto Mulher Contabilista. Nilva Pasetto explica a dinâmica da comissão e esclarece quem pode participar da iniciativa: “O Projeto Mulher Contabilista da CFC é composto por uma comissão nacional, constituída por contabilistas representantes das cinco regiões do Brasil e por comissões estaduais. As comissões estaduais são coordenadas, respectivamente, por contabilistas registradas no Conselho Regional de Contabilidade, envolvidas com as questões da classe contábil, líderes e atuantes, que tenham bom relacionamento com as entidades da classe e com a comunidade estadual. Nas comissões estaduais podem participar contabilistas daquele estado que tenham interesse na composição dela e vontade de trabalhar pela classe”, afirma.
Tendo como objetivo incentivar a presença feminina no desenvolvimento da sociedade, no mercado de trabalho e na política, o Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão acolhe, com entusiasmo, este projeto na luta de equidade entre os gêneros.Todos os espaços e direitos conquistados pelas mulheres são frutos de lutas e engajamento de todas nesse processo, contudo existem ainda garantias a serem alcançadas. Pesquisas demonstram que a participação das mulheres no cenário político, nos sistemas CFC/CRC e cargos de destaques nas empresas estão muito aquém do desejado. Desse modo, conclamamos as contadoras no Maranhão para que se irmanem, envolvendo-se com dedicação, coragem e persistência no desenvolvimento das atividades do Projeto Mulher Contabilista, visando a consecução dos objetivos almejados no mais breve espaço de tempo.
Carla B. Sampaio
Coordenadora – CRCMA Mulher
A comissão é composta por profissionais de contabilidade objetivando agregar e incentivar a participação da mulher contabilista maranhense no cenário social, empreendedor, político e nos sistemas CFC/CRC. Mensalmente as reuniões acontecem para acompanhar metas planejadas e definir novas ações que convergem com o objeto do projeto Mulher Contabilista. Podem participar da comissão todas contadoras interessadas em contribuir com a equipe. Faça parte você também!
Para o biênio 2024/2025, os membros da Comissão foram designados pela PORTARIA Nº 005, de de 10 de janeiro de 2024.
Composição CRCMA:
Coordenadora: Carla B. Sampaio Sub-coordenadora: Claudia Patrícia Fernandes
Membros:
O Decreto-Lei 9.295 de maio de 1946 instituiu o Conselho Federal de Contabilidade com a finalidade orientar e normatizar a profissão contábil. Até então, o mercado predominado por homens teve sua primeira contadora registrada em 10 de junho de 1947 no estado do Rio de Janeiro. Com o passar dos anos a quantidade de mulheres na contabilidade continuou crescendo de forma significativa conforme informações do CFC.
Com a certeza da crescente presença feminina na área contábil ficou inegável a importância da mulher nesta profissão e na sociedade. Todavia, sua participação em cargos ou funções de destaques estão muito aquém do esperado. Para impulsionar este movimento inclusivo o Conselho Federal de Contabilidade criou em 1990 o projeto “Mulher Contabilista”. Cada Conselho Regional possui uma Comissão responsável em praticar metas inclusivas, de acordo com a comissão nacional coordenada pelo CFC, para as mulheres no cenário político, empreendedor e social.
Como resultado dessa mudança de cenário a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim ocupou o posto máximo da contabilidade. Eleita em 2006 a primeira presidente do Conselho Federal de Contabilidade onde permaneceu até 2010. No Estado do Maranhão a participação das mulheres, comparadas a proporcionalidades de contadoras ativas, está em processo de desenvolvimento. Uma trajetória de mulheres fortes nos inspiram a carregar a bandeira de fortalecimento da mulher na contabilidade. No histórico da presidência do CRCMA damos destaque a contadora Eulália das Neves Ferreira, a primeira e única mulher a ocupar o cargo da Presidência na Regional do Maranhão. Também merecem destaque pelo sua força e desempenho as Vice-Presidente, Conselheiras, funcionárias do CRC e Coordenadoras de diversas comissões que juntas impulsionam a valorização das mulheres na contabilidade.
Evento reúne profissionais da contabilidade e colaboradoras da casa Na manhã de hoje (31), o Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), por meio da Comissão da Mulher Contabilista do
Durante a noite desta quarta-feira (23), o Conselho
#OutubroRosa: Participe da palestra “Cuidado e Conscientização Sobre o Câncer de Mama! 📢 ✨ Convidamos você a se juntar a nós no dia 31/10, a partir das 8h30, no auditório
✨ Atenção, mulheres: EVENTO IMPERDÍVEL! ✨ 👉 No dia 23 de outubro, a especialista em liderança feminina Lílian Lôbo e a nossa presidente Ana Lígia Coelho estarão conosco para uma
✨Acompanhe a nossa #InstaLIVE, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 14/10, em alusão ao Mês de Combate ao Câncer de Mama. 👉 Para o momento, convidamos a contadora e conselheira do CRCBA,
ONDE ESTAMOS
Rua Leblon, Lote 10, Quadra C – Parque Atlântico, São Luís (MA)
atendimento@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Pernambuco, 915, Sala 1006, 10° andar – Imperatriz (MA)
crcimperatriz@crcma.org.br
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h
Telefone geral de atendimento:
(98) 3013-7900